Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2008

O FUTURO ROUBADO - DOCUMENTÁRIO

O documentário relata e acompanha estudos científicos que demonstram como contaminantes como os pesticidas da classe “organoclorados”, detergentes e componentes de embalagens plásticas causam sérios problemas ambientais e de saúde na população. A palestra e debate teve medição da engenheira química com doutorado e pós-doutorado e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Sonia Hess.

Os estudos científicos e testes em laboratório registrados pelo documentário provam que substâncias chamadas estrogênicas, que imitam o efeito do estrógeno (hormônio feminino) no organismo humano afetam a reprodução e a saúde de animais e seres humanos. Pesticidas como o DDT, detergentes e todas as embalagens plásticas possuem estas substâncias. O mais alarmante é que os estrogênios contaminam alimentos acondicionados em embalagens plásticas ou em latas com revestimento interno plástico. De cada 10 latas com… alimentos revestidas internamente por plástico, 7 apresentaram contaminação e todos os alimentos embalados em plástico testados estavam contaminados.

Nos seres humanos do sexo masculino as substâncias estrogênicas como o Bisfenol A (presente nos plásticos e também em resinas e selantes amplamente utilizados no tratamento odontológico, principalmente em crianças) e os Ftalatos (presentes nas embalagens plásticas) afetam os testículos, diminuindo seu tamanho em até 20%, e diminuem a produção de espermatozóides. Nas mulheres, cresce o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Em um dos testes divulgados pelo filme, as mulheres que viviam em condições de exposição de cerca de 10% do pesticida DDT sofreram quatro vezes mais risco de terem câncer de mama em relação a outras mulheres que não tinham contato com a substância. Testes em animais revelaram mudanças mais catastróficas como a feminilização de peixes e o hermafroditismo com o desenvolvimento de órgão sexual oposto ao sexo do animal.

“Estamos hoje numa escala de contaminação avassaladora por causa do modelo de desenvolvimento da indústria e economia mundial. As indústrias não param de produzir estas substâncias porque há o lucro e porque as pessoas estão gostando de comer veneno”, afirma a engenheira química Sonia Hess, que acredita que o Brasil ainda é privilegiado por ter espaço para consumo e produção de alimentos orgânicos. Mas segundo a professora, no país não existem pesquisas nem diagnósticos que possam indicar o nível e o grau de contaminação no meio ambiente e em brasileiros das substâncias estrogênicas.

DDT na água de Dourados (MS) e venenos do gás natural boliviano

Muitas das pessoas que assistiram ao documentário agradeceram a professora por estar democratizando informações tão importantes e a preocupação com o meio ambiente local também fez surgir preocupações com contaminantes nos Estados de MS e MT. Sonia Hess expressou grande preocupação com a água de abastecimento de Dourados (MS), que hoje está contaminada com DDT. A pesquisadora também alertou para os perigos da continuidade de queima de gás natural boliviano, principalmente nas termelétricas. “Até agora a gente (cientistas e pesquisadores) tem sido chamada de louca, querendo barrar o desenvolvimento de MS com as termelétricas, mas o que a população toda não sabe é que somente a usina termelétrica de Campo Grande está jogando, diariamente, toneladas de venenos sobre a gente. Recentemente descobrimos que existe mercúrio no gás natural boliviano e que este metal pesado está contaminando o ar”, disse Sonia preocupada.

Várias outras informações foram repassadas para o público, como evitar consumo de qualquer tipo de embutido (salsicha, mortadela, presunto, lingüiça etc) industrializado. “As indústrias sabem que os conservantes PVII e PVII (nitritos e nitratos), descritos nas embalagens, podem causar câncer, mas mesmo assim usam para manter a cor avermelhada e realçar o sabor. E é isso que damos para as crianças, ao acreditarmos que estes produtos têm o ’s’ de sadios, como mostrados na televisão”, critica a professora. A tentativa do prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, em trazer para a capital uma usina de queima de lixo também revoltou a engenheira química, que advertiu que “a usina de queima de lixo é mais perigosa ainda, já que seria muito difícil evitar a contaminação durante a queima de materiais heterogêneos, que contém até metais pesados”.

Além da necessidade de mudança nos hábitos alimentares e nos produtos consumidos, a vídeo-palestra mostra como é difícil acabar com o mercado plástico no mundo, que tem hoje grande influência econômica. “Não é possível nos livrarmos da contaminação porque seria necessário fazer uma revolução no mundo, mas como consumidores, temos de mudar essa realidade, exigir alimentos que não contenham veneno, que sejam orgânicos e cobrar de nossos representantes políticos mudanças para garantir qualidade de vida para os seres humanos”.

O Futuro Roubado tem 48 minutos de duração. Uma cópia do documentário foi conseguida através da organização não-governamental Terra Viva. Abaixo conseguimos assistir o vídeo encontrado no youtube, está na sequência correta.

Veja :

http://br.youtube.com/watch?v=9WUJ-hmAqJg

http://br.youtube.com/watch?v=GCGF5GAg-lQ

http://br.youtube.com/watch?v=-kEPT4wDWd8

http://br.youtube.com/watch?v=1zQy7Pg1El4

http://br.youtube.com/watch?v=N251XD6nzdk

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail schess@nin.ufms.br , com a professora Sonia Hess.

8 comentários:

Denise Mazeto disse...

Fiz uma pesquisa no google para saber sobre o doc O Futuro Roubado e cheguei no seu blog. Parabens e obrigada por ter acrecentado as impressões da Sonia Hess.
Denise SP*SP

Anônimo disse...

Essa tradução foi feita pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Gtande do Sul, pelo esforço e voz de Jacques Saldanha. Neste site, o qual Jacques faz parte, há vasto material informativo.

http://www.nossofuturoroubado.com.br/

Regis disse...

Não sabia que existia o documentário ate chegar a seu blog, sabia somente do livro e do site www.nossofuturoeoubado.com.Br. Obrigado pela dica, pelos comentários da pós-doc e pelos links ordenados. Divulgarei entre familiares e lista de discussões na net.

Anônimo disse...

otima imagem, o melhor da net, parabens

Cláudia Azevedo disse...

Obgda pelo incentivo nesta postagem que a meu ver nos tráz uma urgência em reavaliar a vida humana e nosso papel neste planeta.

Cláudia Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.